buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
CENABIO II - Bioimagem de pequenos animais

Centro Nacional de Bioimagem II - Imageamento de pequenos animais

O CENABIO II foi inaugurado em maio de 2010 e reúne um valioso parque de equipamentos especializados para obtenção de imagens de pequenos animais. Dentre eles, uma RM 7 Tesla (da empresa Varian), única na America Latina. Também conta com outros sofisticados equipamentos, como um detector de luminescência e fluorescência (IVIS-Lumina), uma plataforma de ultrassonografia (Vevo 770 e ESAOTE) e um PET/SPECT/microCT (GE-GamaMédica). Para auxiliar estas facilidades, a Unidade oferece uma sala de cultura celular e um FACS Aria (BD), para cultivo e marcação de células a serem usadas em experimentos com pequenos animais. Por fim, o CENABIO II conta com sistema automatizado para triagem de novas drogas, “high content/throughput screening”.

Saiba mais sobre o CENABIO II no site www.cenabio.ufrj.br/index.php/pt-BR/como-usar/unidade-2

Equipamentos:

Ressonância Magnética

Modelo: 7 Tesla, 210 Bore Actively Screened Refrigerated Magnet System. Varian, Inc. NMR Systems.
Descrição: Aparelho de ressonância magnética (RM) Varian de 7.0 Tesla (T) equipado com um sistema de gradientes de alto desempenho, permitindo o estabelecimento de protocolos de aquisição de imagens quantitativas, funcionais e anatômicas de alta resolução de pequenos animais.
Estado atual: Em funcionamento.
Professora responsável: Fernanda Tovar Moll.

 

Luminescência - Fluorescência

Modelo: IVIS Lumina System. Xenogen Corp, CA, EUA
Descrição: Sistema de detecção in vivo e in vitro de bioluminescência e fluorescência, que permite a visualização de células marcadas com enzimas (luciferase) que ativam moléculas luminescentes, como a luciferina, ou com molécula fluorescente tal como GFP (“Green fluorescence protein”). A marcação de patógenos ou células permite seguir o trajeto destes quando injetados em animais inteiros. Isto permite um maior aproveitamento de nossos animais, diminuindo o número de uso dos mesmos.
Estado atual: Em funcionamento parcial, sem detecção de fluorescência.
Professor responsável: Emiliano Medei.

 

Ultrassom

Modelos:

Aparelho I: Vevo 770-120. Visual Sonics, Toronto, Canadá.
Aparelho II: MyLab® 30 CV. Biosound Esaote, Inc. USA.
Aparelho III: Caris Plus. Biosound Esaote, Inc. USA.
Descrição: Os Aparelhos disponíveis de ultrassom são especialmente desenhados para obter imagens de pequenos animais. Um deles (VisualSonics) obtem imagens em alta resolução e também pode ser utilizado para realizar micro-injeções em órgãos internos. A resolução do equipamento permite a visualização de estruturas separadas por até 30 mm. Ainda, é possível mensurar o fluxo sangüíneo usando o efeito Doppler. Com estes equipamentos é possível visualizar o desenvolvimento embrionário de camundongos, podendo observar o coração, fígado, rins, dentre outros.
Estado atual: Em pleno funcionamento.
Professor responsável: Emiliano Medei.

 

PET/SEPCT/CT para pequenos animais

Modelo: Triumph® II – PET/SPECT/CT System, GE.
Descrição: Este equipamento de imagem em medicina nuclear é capaz de gerar imagens funcionais em três dimensões de órgãos, sistemas ou mesmo de todo o corpo. O sistema detecta raios gama emitidos indiretamente a partir da emissão de um pósitron oriundo de um radionuclídeo (no caso do PET) ou fóton (no caso do SPECT) o qual é injetado no corpo em conjunto com uma molécula biologicamente ativa. Este sistema possibilita a junção de imagens funcionais e anatômicas permitindo a visualização de processos metabólicos diversos em alta resolução.
Estado atual: Em processo de instalação do aparelho e treinamento da equipe.
Professor responsável: Alysson Roncally Carvalho.

 

Plataforma de High-Content Analysis (HCA)

Modelo: Plataforma automatizada composta pelos pipetadores JANUS Varispan e JANUS MDT (Perkin Elmer) e pelo microscópio de fluorescência ImageXpress Micro (Molecular Devices)
Descrição: O sistema de manipulação de líquidos possui dois pipetadores: JANUS Varispan (capaz de pipetar até 1 ml com 4 ponteiras independentes) e Janus MDT (capaz de pipetar até 235 ml com uma cabeça modular de 96 ponteiras para alimentar microplacas de 96, 384 ou 1.536 poços). Estes pipetadores dispõem de um sistema de alimentação automático com capacidade para 50 microplacas. Ainda estes equipamentos se encontram dentro de fluxo de pressão positiva o que garante um ambiente adequado.

O microscópio de fluorescência (ImageXpress) tem instaladas objetivas de 4x, 10x, 20x e 40x e filtros DAPI, FITC, Tx, Cy3 e Cy5, possibilitando a aquisição de imagens fluorescentes e label free de células fixadas ou vivas, captura de vídeos “time-lapse mode”. Isto é possível porque o equipamento conta com câmera ambiental de controle de temperatura, umidade e concentração de gases.
Professor responsável: Emiliano Medei. - Viviane Guimarães Gomes

 
     
     
   
     
2023 - Todos os direitos reservados.