|
Estudantes da região serrana visitam o CENABIO
No dia 28 de junho, o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) recebeu a visita de estudantes do Colégio Estadual José Martins da Costa, localizado em São Pedro da Serra, em Nova Friburgo. Após percorrerem 192 quilômetros da escola até a Universidade Federal do Rio de Janeiro, os estudantes foram recepcionados pelo pesquisador Emiliano Medei, responsável pelo projeto de extensão que realiza parceria com escolas da região serrana do RJ, pelo diretor do Cenabio, Adalberto Vieyra, e pelo pesquisador Antonio Carlos Campos de Carvalho.

Estudantes do Colégio Estadual José Martins da Costa (São Pedro da Serra/NF) visitam o Cenabio
O projeto tem, como objetivo, despertar a curiosidade dos jovens pela ciência e apresentar a universidade para a sociedade, incentivando o interesse pelo Ensino Superior e pela carreira científica. A partir de temas gerais como “Imagens e estruturas” e “Células-tronco”, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os três centros de pesquisa que integram o Cenabio. Foram apresentados aos equipamentos de microscopia, visitaram os equipamentos de imageamento, aprenderam como são detectadas células-tronco e manusearam o microscópio para a visualização de células.
No Cenabio III, os técnicos responsáveis conversaram sobre conceitos gerais de microscopia e trouxeram algumas curiosidades como, por exemplo, sobre como acontece a formação de imagens na tela do celular. A visita durou o dia todo e despertou grande interesse nos jovens, que tinham idade entre 13 e 19 anos e cursavam do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os jovens almoçaram no Restaurante Universitário, vivenciando o ambiente universitário de forma mais ampla.

No Cenabio III, estudantes aprendem técnicas de microscopia
Em questionário realizado após a visita, 70% declarou que gostou muito e 30% declarou que gostou da atividade. Mais da metade dos estudantes (57%) consideraram os temas propostos muito interessantes e 43% consideraram interessantes. Sobre os temas que os estudantes gostariam de saber mais, foram citados o coração, o cérebro, o corpo humano, funcionamento das células, ressonância, cardiologia, avanços científicos e teorias que estão em fase de criação, células tronco, infarto, transporte de microscópios, organismos geneticamente modificados, entre outros. Cinco estudantes indagaram sobre experimentação animal e questionaram o uso de ratos e camundongos.
Sobre o interesse pela ciência, 68% dos estudantes declararam que já gostavam de ciência antes desta atividade e 73% declararam que modificaram seu sentimento pela ciência para melhor após a atividade.
A parceria do INBEB com o Colégio faz parte das atividades de extensão do Instituto – que conta com o apoio da Faperj – e inclui ainda a realização de cursos de férias e palestras de pesquisadores da UFRJ na escola. A visita de escolas da região serrana – dos municípios de São Pedro da Serra, Lumiar e Vargem Alta – ao Cenabio costuma acontecer uma vez a cada semestre. Além disso, a criação de um laboratório didático de ciências na Colégio Estadual José Martins da Costa também foi fruto desta parceria.
Por Gabriela Reznik (Ascom/INBEB) - Publicado em 07/07/2017
|