buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
Amilcar Tanuri toma posse na ABC

Pesquisador da UFRJ e do INBEB foi eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências
 
Amilcar Tanuri é o mais novo pesquisador do Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) a se tornar membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Professor titular do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da UFRJ, ele integra a área das Ciências Biomédicas, ao lado de mais quinze cientistas de grande destaque nacional, de outras nove áreas. A posse aconteceu nesta quarta, 09 de maio, em cerimônia durante a Reunião Magna da ABC.
 
Tanuri dedica-se aos estudos em genética e virologia, com destaque para os vírus do HIV e da Zika. O grupo coordenado por ele foi o primeiro a realizar o sequenciamento completo do genoma do Zika encontrado no líquido amniótico de grávidas que tiveram crianças com microcefalia, demonstrando a transmissão vertical do vírus. O estudo foi publicado em 2016 no Lancet.
 
Para o professor da UFRJ, a eleição para a ABC é a consagração de anos de dedicação à pesquisa brasileira. “É uma grande honra [virar membro]. Isso coroou minha carreira científica, me dedico à ciência desde que entrei na Faculdade de Medicina da UFRJ em 1977”, comemora. Tanuri também vê no reconhecimento uma ferramenta importante em prol da ciência nacional. “É uma responsabilidade por causa da situação atual da ciência nacional. Vivemos momentos de crise. Acho que é importante ter pessoas que consigam continuar seus trabalhos, orientar os alunos e cumprir sua missão na questão de difundir ciência no Brasil”, argumenta.
 
Sobre o futuro, o pesquisador prevê a necessidade de seguir estudando com foco no risco de surgimento de novas doenças. “Pretendo aprofundar meus trabalhos na área de virologia. Ainda mais numa época de ameaça de arbovírus, como [o da] febre amarela, e os vírus emergentes que podem a qualquer momento atingir a população, como foi o Zika”, conclui.
 
Cerimônia de posse
A cerimônia de posse foi marcada por discursos em prol de ciência brasileira e preocupação com o futuro dos estudos no país, devido ao atual cenário de cortes no financiamento estatal. A pesquisadora Alicia Lowaltowski, que acaba de se somar à área de Ciências Biológicas, foi a escolhida para falar em nome dos novos membros titulares. “Essa é a mais importante honraria que podemos receber, pois é dada pelos nossos pares, e pelos melhores. E vem com muita responsabilidade, porque a ciência vem sendo questionada e sofrendo ataques. O primeiro ataque é o questionamento do método científico e a crença na pseudo ciência. O segundo é a diminuição gradativa de apoio à ciência, e sem ciência não há desenvolvimento”, argumentou.
 
Em sua fala, o presidente da ABC Luiz Davidovich destacou os avanços conquistados pela ciência nacional e convidou todos a pensarem e lutarem pelo futuro da ciência e do país. “O Brasil precisa sonhar com uma bioeconomia sustentável baseada na biodiversidade nacional, com um país com mais igualdade social. Convido os novos membros para construirmos juntos esses sonhos”, finalizou. O Ministro da da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) encerrou a cerimônia reconhecendo o importante trabalho dos pesquisadores junto ao governo para garantir o financiamento à ciência e a continuidade dos estudos.
 
Os pesquisadores e membros titulares da ABC Debora Foguel e Jerson da Silva e a pesquisadora Fernanda Moll, todos integrantes do INBEB, estiveram presentes à cerimônia para prestigiar a posse de Tanuri. “O professor Amilcar Tanuri é um dos maiores virologistas do país com contribuições seminais nos estudos de HIV. Mais recentemente, suas pesquisas com vírus da zika foram extremamente importante na correlação com as alterações do sistema nervoso em desenvolvimento gerando vários casos de microcefalia”, elogiou Jerson da Silva, coordenador do INBEB.
 
Fotos da cerimônia
Em sentido horário: Amilcar Tanuri cumprimenta Luiz Davidovich, presidente da ABC, durante a posse; Novos membros da ABC; Amilcar Tanuri (UFRJ/INBEB), Jerson da Silva (UFRJ/INBEB), Denise Fernandes Lopez Nascimento (vice-reitora da UFRJ), Adalberto Vieyra (UFRJ/Cenabio), Fernanda Moll (UFRJ/INBEB/IDOR), Emiliano Medei (UFRJ/Cenabio).
 
  
 
 
Os pesquisadores e membros titulares da ABC Debora Foguel, Jerson da Silva e Adalberto Ramón Vieyra, e a pesquisadora Fernanda Moll, todos integrantes do INBEB, estiveram presentes à cerimônia para prestigiar a posse de Tanuri.
Os pesquisadores e membros titulares da ABC Debora Foguel, Jerson da Silva e Adalberto Ramón Vieyra, e a pesquisadora Fernanda Moll, todos integrantes do INBEB, estiveram presentes à cerimônia para prestigiar a posse de Tanuri.
Os pesquisadores e membros titulares da ABC Debora Foguel, Jerson da Silva e Adalberto Ramón Vieyra, e a pesquisadora Fernanda Moll, todos integrantes do INBEB, estiveram presentes à cerimônia para prestigiar a posse de Tanuri.

 
     
     
   
     
2018 - Todos os direitos reservados.