buscar
‚ÄúAs mais avan√ßadas t√©cnicas de imagem para estudos de sistemas biol√≥gicos, da mol√©cula ao organismo inteiro.‚ÄĚ
‚ÄúInfraestrutura cient√≠fica √ļnica na Am√©rica Latina.‚ÄĚ
 
     
 
     
 
30 anos de Biologia Estrutural: do LTPV ao CENABIO

Em 2018, o Instituto Nacional de Ci√™ncia e Tecnologia em Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) completa 10 anos de exist√™ncia. A data marca tamb√©m os 30 anos do Laborat√≥rio de Termodin√Ęmica de Prote√≠nas e Estruturas Virais Gregorio Weber (LTPV), os 20 anos do Centro Nacional de Resson√Ęncia Magn√©tica Nuclear Jiri Jonas (CNRMN) e os 5 anos do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO). Juntos, estes centros de pesquisa contribu√≠ram para a consolida√ß√£o da √°rea de Biologia Estrutural no Brasil e tamb√©m para a constru√ß√£o de uma rede de pesquisadores e laborat√≥rios de alto n√≠vel, equipados com tecnologias de ponta.

Para celebrar a ocasi√£o, o INBEB organiza no dia 12 de novembro o evento ‚Äú30 anos de Biologia Estrutural: do LTPV ao CENABIO ‚Äď VI Encontro INBEB‚ÄĚ. Durante um dia inteiro, uma sele√ß√£o de importantes pesquisadores que contribu√≠ram para o campo da Biologia Estrutural no Brasil se re√ļne no audit√≥rio do Bloco N do Centro de Ci√™ncias da Sa√ļde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ). O evento acontece das 9h √†s 19h e ser√° voltado para a comunidade acad√™mica.

Al√©m de membros do INBEB, a programa√ß√£o inclui tamb√©m apresenta√ß√Ķes de pesquisadores importantes no cen√°rio internacional, como o Pr√™mio Nobel de Qu√≠mica Kurt W√ľthrich, Enrico Gratton, professor da University of California e coordenador do Laboratory for Fluorescence Dynamics, e David Jameson, professor do Departamento de Cell and Molecular Biology na Universidade do Hawaii e coordenador do laborat√≥rio que leva seu nome. Entre os brasileiros, os convidados externos s√£o Glaucius Oliva, professor do Instituto de F√≠sica de S√£o Carlos e coordenador do Centro de Pesquisa e Inova√ß√£o em Biodiversidade e F√°rmacos da Fapesp, e Sergio Verjovski-Almeida, colaborador s√™nior do Departamento de Bioqu√≠mica no Instituto de Qu√≠mica da Universidade de S√£o Paulo.

Sobre o INBEB

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) é uma iniciativa pioneira com a missão de criar e consolidar uma infraestrutura técnico científica que permita o estudo das estruturas de sistemas biológicos, desde o nível macromolecular até o organismo inteiro, lançando mão das técnicas mais avançadas e de mais alta resolução possível.

O INBEB promove a interdisciplinaridade, fazendo com que áreas convencionais como biofísica, parasitologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, farmacologia, química e computação tenham suas fronteiras estendidas. Isto permite a maior interação entre grupos para solucionar diversos problemas biológicos. Outro objetivo fundamental do Instituto é contribuir para o treinamento de pesquisadores em Biologia Estrutural e Bioimagem em vários níveis.

Sobre o LTPV

O Laborat√≥rio de Termodin√Ęmica de Prote√≠nas e Estruturas Virais Gregorio Weber (LTPV) est√° instalado no Instituto de Bioqu√≠mica M√©dica Leopoldo de M√©is (IBqM-UFRJ), e √© coordenado pelo Professor Titular do IBqM-UFRJ Jerson Lima Silva desde 1988. O laborat√≥rio √© refer√™ncia mundial no estudo de estrutura e estabilidade de biomol√©culas, utilizando principalmente t√©cnicas espectrosc√≥picas, como fluoresc√™ncia e dicro√≠smo circular. O LTPV √© refer√™ncia tamb√©m no uso de press√£o hidrost√°tica em estudos conformacionais de prote√≠nas e estruturas virais, com aplica√ß√£o √† produ√ß√£o de vacinas.

Sobre o CNRMN

O Centro Nacional de Resson√Ęncia Magn√©tica Nuclear Jiri Jonas (CNRMN) foi instalado na UFRJ em 1998, no Centro de Ci√™ncias da Sa√ļde (CCS,) sob responsabilidade do ent√£o Departamento de Bioqu√≠mica M√©dica, atual Instituto de Bioqu√≠mica M√©dica Leopoldo de M√©is em projeto coordenado pelo Professor Jerson Lima Silva. Hoje, este est√° integrado ao CENABIO e conta com seis espectr√īmetros de alta performance, que permitem o estudo de estruturas 3D macromoleculares. Um dos equipamentos (o RMN de 900 MHz) √© o √ļnico na Am√©rica Latina. Ao longo dos seus 20 anos o CNRMN foi utilizado por centenas de pesquisadores do Brasil, Am√©rica Latina e do mundo. Tendo sido a primeira iniciativa de uso de RMN na determina√ß√£o de estrutura de prote√≠nas no Brasil, o CNRMN formou dezenas de pesquisadores e nucleou v√°rios outros centros na Am√©rica Latina.

Sobre o CENABIO

Inaugurado oficialmente em 2013, o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) √© uma unidade multiusu√°ria da UFRJ que oferece diversas abordagens experimentais para obten√ß√£o de imagens de √≥rg√£os, c√©lulas e biomol√©culas. O centro √© formado por tr√™s unidades: o CNRMN, o n√ļcleo para imageamento de pequenos animais e o centro de microscopia. Desde dezembro de 2017, o CENABIO conta ainda com a Plataforma Avan√ßada de Biomol√©culas (PAB), um laborat√≥rio para desenvolvimento e produ√ß√£o de biomol√©culas.

INSCRI√á√ēES:

Professor/Pesquisador - R$ 40,00*
Estudantes (pós e graduação) - R$ 20,00*

*A inscrição dá acesso ao evento, coffee-break e almoço

Inscri√ß√Ķes online (at√© 5 de novembro): http://bit.ly/encontro-INBEB

P√ĒSTER

Nesta edi√ß√£o, teremos espa√ßo para exposi√ß√£o de p√īsteres. O regulamento e o formul√°rio de envio de resumos podem ser encontrados aqui: http://bit.ly/encontro-INBEB-poster*

*Submissão de resumos até 31 de outubro.

PROGRAMAÇÃO:

09:00-09:30 ‚Äď Abertura: Jerson Silva, Adalberto Vieyra, Russolina Zingali, Jorge Alberto Costa e Silva, Jorge Guimar√£es, Luiz Davidovich, Luiz Eurico Nasciutti, Roberto Leher, outras autoridades.

09:30-10:15 ‚Äď Linha do Tempo - Adalberto Vieyra

10:15-10:45 ‚Äď Caf√©

10:45-11:05 ‚Äď CNRMN - F√°bio Almeida

11:05-12:00 ‚Äď Palestra com Kurt W√ľthrich (Pr√™mio Nobel de Qu√≠mica)

12:00-12:45 ‚Äď A Biologia Estrutural - Glaucius Oliva

12:45-14:00 ‚Äď Almo√ßo

14:00-15:15 ‚Äď Mesa INCT - Wanderley de Souza, Carlos Ramos, H√©rnan Terenzi

15:15-16:20 ‚Äď Enrico Gratton e David Jameson

16:20-16:40 ‚Äď Caf√©

16:40-17:00 ‚Äď Sergio Verjovski-Almeida

17:00-17:20 ‚Äď Jos√© Roberto Meyer

17:20-18:00 ‚Äď D√©bora Foguel

18:00-19:00 ‚Äď Encerramento

 
     
     
   
     
2018 - Todos os direitos reservados.