buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
CENABIO e INBEB promovem Dia de Ciências

Equipe do CENABIO e do INBEB participa do evento Dia de Ciências

Ciência se aprende experimentando! Essa é a proposta do Dia de Ciências, evento que periodicamente leva experimentos e conhecimento científicos para escolas do Rio de Janeiro. A última edição aconteceu no dia 24 de outubro, no Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, região serrana do Rio de Janeiro, e teve como tema o corpo humano. Ao todo, cerca de 250 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participaram de atividades que mesclavam ciência e criatividade. Também puderam participar outros estudantes da região, da Escola Municipal São Pedro da Serra.

A iniciativa é realizada pelo Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa (Regenera), e tem apoio do Edital RUA, da UFRJ.

O objetivo do Dia de Ciências é instigar os jovens a conhecerem melhor o método científico, tirarem suas próprias conclusões e questionarem a realidade ao seu redor, tudo com muita criatividade. Para isso, uma equipe formada por pesquisadores e técnicos de laboratório da UFRJ desenvolve e realiza uma série de atividades baseadas em metodologias inovadoras de educação. “Trabalhamos com novos paradigmas da educação, que é uma educação mais livre e ativa, menos expositiva, que leva em consideração as percepções e as emoções dos alunos no processo de aprendizagem”, explica Daniel dos Anjos, técnico de laboratório do CENABIO e integrante do Núcleo de Educação e Divulgação Científica (NEDiCi) do INBEB.

O coordenador do projeto, professor Emiliano Medei (UFRJ), que é também pesquisador do CENABIO, esteve presente e ressaltou a importância do evento para a promoção pública da ciência. “A ação conjunta dos dois INCTs em parceria com o CENABIO contribui para a divulgação e a popularização da ciência no estado do Rio de Janeiro, consolidando o papel dessas instituições em atividades de extensão, para além da pesquisa. Promove ainda a integração entre as três instituições de pesquisa e a UFRJ, universidade onde todas estão ancoradas”, afirmou.

Nesta edição, foram montadas sete estações experimentais com as quais os alunos puderam interagir. Foram elas: "Ultrassom: Vendo o Corpo por Dentro", "DNA: Vendo o Invisível", "Conhecendo e Pintando o Cérebro", "Da Célula Sanguínea ao Bombeamento Sanguíneo", "The X-Cell. Câncer: Causas, Tratamento e Prevenção", "Microscopia: O grande mundo pequeno das Células", "Natuzé: Cuide-se, Cuidando da Natureza".

Confira as fotos do evento na nossa página do Facebook.

----------------
Por Luana Rocha (AsCom INBEB)
Publicado em 31/10/2018

 

 
     
     
   
     
2018 - Todos os direitos reservados.