buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
PRIMA-1 inibe agregação da p53 mutada

Candidata a droga anticâncer inibe formação de estruturas cancerígenas malignas
Pesquisadores brasileiros são os primeiros a demonstrar a ação da PRIMA-1 contra os agregados amiloides da p53 mutante, estrutura encontrada em mais da metade dos tumores malignos

Estudo brasileiro apresentou resultados promissores para o desenvolvimento de uma nova droga anticâncer capaz de atuar contra mais de metade dos casos da doença. Grupo de pesquisadores liderado por Jerson Lima Silva (IBqM/UFRJ/INBEB) conseguiu demonstrar, pela primeira vez, que a substância sintética PRIMA-1 é capaz de inibir e mesmo reverter a formação de agregados da versão mutada da proteína p53. Por serem encontradas em cerca de 60% dos tumores malignos, as aglomerações da p53 mutantes são consideradas alvos estratégicos no combate ao câncer. A ação do PRIMA-1 já era conhecida na indução de apoptose (forma de morte celular programada) em p53 mutadas. Agora, os cientistas conseguiram observar o fenômeno também contra os os agregados amiloides da proteína. Um derivado do composto, PRIMA-1MET, já se encontra na fase II de testes clínicos.

O estudo foi publicado no Journal of Biological Chemistry (em inglês). O release em inglês está disponível no EurekAlert!


Legenda: Efeitos da PRIMA-1/MQ nos aglomerados amiloides da p53. 1) PRIMA-1 mobiliza um conjunto de agregados da p53 mutante, resultando na recuperação das funções da p53 selvagem e na redução da formação amiloide. 2) PRIMA-/MQ bloqueia o seeding de aglomeração da p53C selvagem causado pela presença de p53 mutantes em lisados celulares, o que pode ser parte do efeito geral da PRIMA-1/MQ visto em células cancerígenas com a p53 mutada. Crédito: Luciana P. Rangel e Giulia D. S. Ferretti.

----------------
Por Luana Rocha (AsCom INBEB)
Publicado em 07/02/2019

 
     
     
   
     
2019 - Todos os direitos reservados.