buscar
‚ÄúAs mais avan√ßadas t√©cnicas de imagem para estudos de sistemas biol√≥gicos, da mol√©cula ao organismo inteiro.‚ÄĚ
‚ÄúInfraestrutura cient√≠fica √ļnica na Am√©rica Latina.‚ÄĚ
 
     
 
     
 
CENABIO recebe visita do Secret√°rio de CTI

CENABIO recebe visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, juntamente com o Presidente da Faperj, Jerson Lima e a Subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Maria Isabel de Castro, visitaram na manhã desta terça-feira (11.06) o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CENABIO/UFRJ), na Cidade Universitária, no Fundão.


Prof. Jerson Lima, Profa. Andrea Cheble de Oliveira, Profa. Maria Isabel, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, e Inovação Leonardo Rodrigues, Diretor do CENABIO/UFRJ Adalberto Vieyra, Vice-reitora da UFRJ Profa Denise Fernandes Lopez Nascimento, Prof. Wandeley de Souza, Prof. André Marco de Oliveira Gomes, Prof. Antonio Carlos Campos de Carvalho e Prof. Fábio de Almeida.

Eles foram recebidos pelo Diretor do CENABIO/UFRJ, Professor Adalberto Vieyra, diretores de unidades do Centro e professores/pesquisadores que apresentaram o local e suas fun√ß√Ķes espec√≠ficas. Entre os objetivos do CENABIO/UFRJ est√£o oferecer uma plataforma integrada de car√°ter multiusu√°rio para pesquisa e desenvolvimento cient√≠fico e tecnol√≥gico, em diversas √°reas de conhecimento e inova√ß√£o, como biologia estrutural e bioimageamento, em uma dimens√£o mesosc√≥pica: de √°tomos e mol√©culas at√© o animal inteiro. Outro objetivo √© proporcionar suporte cient√≠fico e tecnol√≥gico para grupos que trabalham com biologia celular de parasitas e v√≠rus, terapia celular e medicina regenerativa, neurobiologia, engenharia biom√©dica, entre outros.


Prof. Antonio Carlos Campos de Carvalho, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, e Inovação Leonardo Rodrigues, Diretor do CENABIO Adalberto Vieyra, Vice-reitora da UFRJ Profa Denise Fernandes Lopez Nascimento e Prof. Jerson Lima Presidente da FAPERJ.

Durante a visita √†s tr√™s unidades do CENABIO, Leonardo conheceu a Unidade de Biologia Estrutural. Nesta, os professores/pesquisadores trabalham com resolu√ß√Ķes at√īmicas de prote√≠na. Logo depois, a visita foi √† Unidade de Microscopia Avan√ßada que elabora pesquisas e estudos com c√©lulas. A √ļltima unidade a ser visitada foi a de Imageamento de Pequenos Animais, onde estudos n√£o invasivos a pequenos animais s√£o realizados com o fim de obter an√°lises para estudos de doen√ßas.


Corpo de Professores e pesquisadores do CENABIO/ UFRJ na Unidade de Microscopia Avançada.

Ap√≥s a visita a campo das Unidades, o diretor do CENABIO apresentou aos gestores da SECTI dois projetos de Startups desenvolvidos por pesquisadores da UFRJ, com o apoio e financiamento da Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj. Uma das Startups tem por objetivo ajudar m√©dicos a usarem informa√ß√Ķes gen√©ticas de pacientes auxiliando nas tomadas de decis√Ķes. Faz-se necess√°rio entender o porqu√™ do paciente estar doente e assim auxiliar na precis√£o de diagn√≥sticos. A outra startup est√° relacionada ao desenvolvimento de processos qu√≠micos capazes de apresentar rem√©dios para combater a leucemia linfobl√°stica aguda que tem acometido muitos pacientes.

O secret√°rio de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o, Leonardo Rodrigues, ap√≥s todas as apresenta√ß√Ķes disse que a visita a campo √© de extrema relev√Ęncia. Parabenizou os projetos das Startups e afirmou que este modelo novo de neg√≥cio para empresas √© o cen√°rio ideal para a realidade atual. ‚ÄúA cria√ß√£o de Startups √© o caminho mais curto, com o menor investimento e muito vi√°vel para a nossa realidade. Temos que investir no crescimento deste mercado principalmente em √°reas de sa√ļde, seguran√ßa e tecnologias. O importante √© termos os objetos definidos para que cada empresa cres√ßa e apresente solu√ß√Ķes inovadoras para o mercado de trabalho‚ÄĚ, disse o secret√°rio.

Texto: Renata Fortes
Fotos: Gabriel Lobo
Fonte: https://www.instagram.com/p/BylcZK3pODu/

----
Publicado em 13/06/2019

 
     
     
   
     
2019 - Todos os direitos reservados.