buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
Café Científico debate ciência, extensão e fomento

Pilares fundamentais da ciência, a extensão universitária e o financiamento público foram os temas do último Café Científico, realizado nesta quinta-feira, 04 de julho. Os convidados desta edição foram o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, que falou sobre as ações da agência de fomento para os próximos anos, e a Diretora Adjunta de Extensão do CENABIO, Isalira Ramos, o integrante do Núcleo de Educação e Divulgação Científica (NEDiCi), Daniel Meira, a tecnóloga do CENABIO, Rachel Rachid, que apresentaram as atividades de extensão do centro multiusuário de bioimagem.
 
A importância da divulgação científica e de levar a ciência para além dos muros da Universidade foram a tônica do bate-papo inicial. Isalira detalhou as ações do “Conhecendo o CENABIO: ciência, arte e educação”, que inclui atividades realizadas em escolas públicas e também a visita de alunos do Ensino Básico às instalações do CENABIO. O objetivo do projeto é mostrar o trabalho científico de maneira lúdica, trabalhando aspectos emocionais, de arte e de cultura. “Queremos que a população como um todo entenda o que a gente faz, através da arte”, explicou.
 
Já Daniel falou dos fundamentos pedagógicos dos projetos do núcleo de extensão, além das parcerias firmadas pelo CENABIO para realização das atividades. “A Universidade pública é um lugar rico de discussão democrática de ideias e modos de encarar a vida diferentes. E é fundamental que o CENABIO some para isso acontecer”, defendeu ele. “O contato com as escolas é fundamental para que a gente consiga transmitir cada vez mais uma ciência que seja socialmente afetiva e como a ciência pode ajudar a criança a entender melhor o mundo em que vive e propor soluções”, complementou.
 
Na mesma linha, Rachel contou das visitas de alunos de escolas aos laboratórios do CENABIO e lembrou que essa ponte entre universidade e escolas através das atividades de extensão é importante para estimular a formação de cientistas. “Isso é motivador, pois os alunos têm contato com uma possibilidade de carreira”, disse.
 
Encerrando o encontro, o presidente da FAPERJ relatou os esforços da agência de fomento para manter os investimentos à ciência no estado. Segundo Jerson, mesmo com a crise dos últimos anos, a FAPERJ seguiu sendo a segunda maior FAP do país, atrás apenas da FAPESP. No momento, a agência está trabalhando em diversos editais na área de pesquisa, inovação e educação, que serão lançados até o fim do ano.
 
O também professor do IBqM-UFRJ e diretor do INBEB aproveitou a ocasião para defender a importância da divulgação científica. “Aprendi com o Leopoldo [de Meis, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ], a importância da educação científica. Se a gente não trabalha a divulgação, com o tempo não teremos novos interessados na carreira de pesquisador”, afirmou. Ele lembrou ainda que o analfabetismo científico é um problema no país, que atinge inclusive ocupantes de cargos políticos importantes.
 
Café Científico
O Café Científico é um evento do corpo social do CENABIO realizado toda primeira quinta-feira do mês. Foi criado para ser um momento de integração entre professores, pesquisadores, funcionários e alunos, trazendo informações relevantes sobre pesquisas, colaborações e manutenção de equipamentos do centro de pesquisa. Em cada edição, um ou mais pesquisadores, técnicos ou especialistas são convidados para falar sobre o seu trabalho.
 
Sobre o CENABIO
Inaugurado oficialmente em 2013, o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) é uma unidade multiusuária da UFRJ que oferece diversas abordagens experimentais para obtenção de imagens de órgãos, células e biomoléculas. O centro é formado por três unidades: o CNRMN, o núcleo para imageamento de pequenos animais e o centro de microscopia. Desde dezembro de 2017, o CENABIO conta ainda com a Plataforma Avançada de Biomoléculas (PAB), um laboratório para desenvolvimento e produção de biomoléculas.
 
Fotos do evento
 
   
Sob olhares atentos do corpo social do CENABIO, Isalira Ramos (superior)  e Daniel Meira (inferior) apresentam as atividades do Núcleo de Extensão do centro de pesquisa.
 
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, fala sobre as ações da agência de fomento do estado do Rio de Janeiro.
 
O Café Científico de julho tratou de fomento e extensão.
 
----------------
Por Luana Rocha (AsCom INBEB)
Publicado em 06/07/2019

 
     
     
   
     
2023 - Todos os direitos reservados.