O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) é uma rede de pesquisa cujo objetivo é estudar as bases moleculares, celulares e fisiológicas de diversas doenças e seus respectivos patógenos, com foco em uma abordagem estrutural e funcional, da macromolécula a células e tecidos. Dessa forma, o INBEB promove o estabelecimento de pontes entre a pesquisa básica e a clínica.
O instituto é composto por 20 laboratórios associados (LAs), distribuídos em 22 instituições de pesquisa e ensino em todo o território nacional. Juntos, os LAs reúnem mais de uma centena de pesquisadores, além de pós-doutores e alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
O INBEB preza pela formação de novos pesquisadores em programas de pós-graduação de excelência. Possui ainda um programa de atividades educativas e de divulgação científica, voltadas ao público não acadêmico.
Sua sede está localizada no Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Conheça mais sobre o INBEB:
Os estudos conduzidos pelo INBEB baseiam-se em plataformas experimentais com foco em áreas temáticas, divididas em quatro grandes grupos:
Coordenador: Jerson Lima da Silva
Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregorio Weber
Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ
Ilha do Fundão
Tel: +55 (21) 2590-6916
E-mail: jerson@bioqmed.ufrj.br
———————————
Vice-coordenador: Wanderley de Souza
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
E-mail: wsouza@biof.ufrj.br
Kurt Wüthrich (SCRIPPS/UFRJ)
Carlos Ramos (UNICAMP)
Hernán Terenzi (UFSC)
Edilene Oliveira da Silva (UFPA)
Fabio Ceneviva Almeida (UFRJ)
Amilcar Tanuri (UFRJ)